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10 dicas imperdíveis para você aumentar as suas vendas

10 dicas imperdíveis para você aumentar as suas vendas

Aumentar as vendas

Vender muito é bom sempre. Mas tem épocas em que as vendas ficam mais propícias a acontecer – e o final de ano, com a Black Friday, com as festas de Natal, Réveillon, férias, amigos secretos, presentes e tudo o mais, é uma destas ocasiões perfeitas para usar estratégias para aumentar as vendas.

E pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a aumentar as vendas neste fim de ano. Todas as dicas são bem práticas, e você já vai poder implementá-las ao final da leitura 😊

Então vem comigo!

 

Apresentação visual do seu negócio

Esse é um assunto muito sério, não só para aumentar as vendas de fim de ano, como para a vida da sua empresa. Você deve sempre se preocupar muito com a imagem que a sua empresa está passando para os seus clientes.

Você deve manter a sua empresa sempre em ótimas condições, tanto físicas quanto online. A sua loja deve estar tão organizada quanto seu feed nas redes sociais, e vice e versa.

Para que essa organização fique clara, vou separa em dois tópicos, que se agrupam na hora de deixar sua loja impecável: a identidade visual e os materiais gráficos.

Identidade Visual e Marca

Ter uma identidade visual bem definida é muito importante, não somente para nós humanos, como também para as empresas e negócios. Com ela, o poder de lembrança, encantamento e conversão de uma marca são infinitamente maiores.

Todo o conjunto da identidade visual deve transmitir o nicho de atuação da empresa, deve destacar as qualidades e tornar a marca interessante.

E um dos principais motivos para trabalhar a identidade visual de uma marca é tornar possível definir de forma visual, prática e “à primeira vista” quem é a empresa.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. Ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para as empresas. Com a identidade visual bem definida, as chances de você aumentar as vendas da empresa eleva.

Materiais Gráficos

Os materiais gráficos caminham junto com a Identidade Visual da empresa. Por isso é muito importante você já os definir desde o início. Esse é um dos fatores fundamentais para o sucesso. Você tem consciência disso?

Saber como agregar valor à sua marca através dos materiais gráficos pode ser importante para se diferenciar dos concorrentes e aumentar as vendas da empresa.

Num mundo digital, você deve estar se pensando: “Mas materiais gráficos ainda têm relevância?” Respondendo de forma simples e direta: “sim, materiais gráficos ainda são muito relevantes.”

Esses materiais, quando inseridos em uma campanha publicitária com estratégias claras e seguindo uma identidade visual consistente, são uma forte arma de divulgação e de presença de marca.

Existem vários tipos de materiais gráficos no mercado, porém você deve sempre pensar quais farão sentido para o seu negócio, como pastas de papel, sacolas, brindes personalizados, agendas, bloco de anotações, calendários.

Esses materiais são ótimos para você personalizar e com isso ficar na memória do seu consumidor, pois são materiais que ele continuará utilizando e até te ajudará a divulgar sua empresa para mais pessoas e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa.

E existem materiais gráficos que são indispensáveis para qualquer empresa, como por exemplo, o cartão de visita. Apesar de hoje já conseguirmos trocar contatos de forma mais fácil pelo WhatsApp ou redes sociais, o cartão de visita não é dispensável, pois traz toda a apresentação da sua empresa nele.

Lembre-se: o cliente vê (muitas vezes inconscientemente) o cuidado que você tem com sua própria marca espelhado no cuidado que você terá no fornecimento de produtos e serviços para ele.

Então atente-se a essa primeira dica, ok? Ela é muito valiosa!

 

Personalização e brindes

A personalização é fundamental em qualquer empresa e ramo de atividade. O seu cliente deve se sentir único e especial na sua empresa. Aqui vamos falar tanto de personalização no atendimento, quanto em materiais gráficos na forma de brindes.

Personalização dos materiais gráficos

Os produtos personalizados podem e devem fazer parte do dia a dia das empresas.

A arte de presentear faz com que nos sentimos valorizados por alguém. Então, já parou para pensar o quanto é importante também presentear seus clientes?

O brinde tem um papel fundamental no processo de retenção de clientes, é uma forma gentil de comunicar a marca, atrair novos clientes, fortalecer a visibilidade, aumentar as vendas e fidelizar os clientes já existentes.

E quando os brindes são produtos personalizados é melhor ainda, não é mesmo? Ajuda a difundir a sua marca para mais pessoas.

Imagine seu cliente usando todos os dias a caneta personalizada da sua empresa. Quando ele precisar de algo com certeza vai te procurar novamente. E mais, ele também fará indicações da sua empresa para outras pessoas e possíveis novos clientes.

Brinde vai muito além do Marketing. Também é uma forma de agradecimento e reconhecimento, pois fortalece a relação entre empresa e cliente, estreitando os laços afetivos.

Personalização no atendimento

E presentear os clientes com brindes tem tudo a ver com bem atender e personalizar o atendimento. Mas preste atenção!

O maior sentido do brinde é fazer com que o seu cliente se sinta único e especial. Então tenha cuidado para não mandar fazer milhares de brindes iguais e sair distribuindo para qualquer pessoa.

Tenha o cuidado de fazer brindes diferentes para cada situação. Um tipo de brinde para quem já é seu cliente, outro para seu potencial cliente e outro ainda para distribuir em um local, por exemplo.

A claro, além de oferecer algo, o mais importante é ter empatia na hora da venda. Você precisa realmente vender o que o seu cliente precisa, e mostrar valor no seu produto ou serviço.

 

Atendimento e vendas

A concorrência hoje é algo muito forte. Muitas vezes é preciso recorrer a criatividade para atrair clientes e aumentar as vendas. Para empresas que atuam no varejo uma das diferenciações pode ser o atendimento.

Alguns itens como o conhecimento, a disponibilidade do atendente, o ambiente da empresa, a empatia, o saber ouvir do vendedor fazem toda a diferença para um bom atendimento. Podem ser fatores decisivos na hora da compra.

Então surpreenda seu cliente. Para conquistar seu cliente é preciso ultrapassar as suas expectativas, fazendo-o se sentir único na sua empresa.

Algumas dicas são:

– Nunca prometa o que você não pode cumprir.

– Conheça seus concorrentes, o serviço prestado e os valores cobrados por eles. O ideal é que você sempre tente ser superior, sempre oferecendo algo a mais ao seu cliente.

– Siga o código de defesa do consumidor, e se possível crie um SAC (serviço de atendimento ao cliente) para resolução de possíveis conflitos.

– Simplifique os processos da sua empresa. Facilite o pagamento e a forma de cadastro dos seus clientes. Não seja burocrático.

– E, como já conversamos no primeiro item, invista na identidade visual da sua empresa. Pinturas, letreiros, placas, pisos, balcões, materiais gráficos, uniformes e outros detalhes que levam o público a formar a imagem de sua loja.

– Venda o que o cliente quer comprar. Saber identificar as reais necessidades dos clientes é fundamental.

– Saiba destacar os benefícios dos seus produtos. Foque sempre no benefício, nas vantagens que o cliente terá ao comprar o produto. Inicialmente não foque somente em descrever o produto em si, foque em mostrar a sua importância e o seu benefício.

 

Programa de fidelidade

E em conjunto ao bom atendimento, é possível fazer a implantação de um programa de fidelidade para a sua empresa, para que uma primeira venda seja apenas o início, e você consiga captar mais cliente e aumentar as suas vendas.

Um cliente satisfeito é o primeiro agente de marketing do seu negócio, divulgando seu produto e serviços para amigos, colegas de trabalho e familiares

Os programas de fidelidade trazem uma série de vantagens, como o aumento do faturamento da empresa, a capacidade de coletar novos contatos diretos para suas ações de venda, são uma importante ferramenta de marketing e uma arma valiosa para sua empresa se diferenciar da concorrência.

Um programa de fidelidade é uma forma de você premiar seus melhores clientes, numa forma de pontuação. Os prêmios podem ser vários, como desconto na próxima compra, um brinde, ou presentes especiais, como uma viagem, um passeio e etc.

Aqui a criatividade não tem limite. Existem inúmeras maneiras de implementar um programa de fidelidade. Você deve primeiramente analisar seu nicho de negócio e ver algo que se encaixe a sua realidade.

Para implementar esse programa, você deve conhecer bem seus clientes, fazendo cadastros e deixando-os sempre atualizados. Com isso, você terá mais facilidade para escolher as recompensas, fazendo com que o olho do seu cliente brilhe.

Não se esqueça de criar um nome chamativo e atraente para o seu programa: ele poderá ser usado como um verdadeiro cartão de visita e peça de marketing para o seu empreendimento.

 

Redes sociais

Aqui o ideal é nos perguntarmos: “qual a minha maior razão para estar online?”

Aqui, cada pessoa terá um responda diferente. Mas acredito que para o empreendedor a principal razão para estar online é a conexão com outras pessoas e com potenciais clientes. Difundir a sua marca no mercado, através de interações com as pessoas e com conteúdos de qualidade.

Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:

– Divulgação da marca;

– Ser um canal de comunicação com os clientes;

– Criar uma comunidade fã da sua empresa;

– Educação através da divulgação de conteúdo;

– Venda.

E para que você tenha sucesso nas redes sociais para as vendas, é indispensável que você tenha seu Feed e seus Stories organizados.  E o porquê disso? Pois passa maior credibilidade para seus clientes.

Primeiro é essencial identificar onde sua audiência ideal está e como sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante para essa audiência, de acordo com a plataforma escolhida.

Por exemplo, o Facebook por ter um público bem abrangente, exige que boa parte das empresas estejam presentes, independente do seu nicho.

Já o Instagram, por ser mais visual, é ideal para uma loja de roupas, mas nem tanto para uma empresa de materiais corporativos, por exemplo.

Por isso é ideal que você saiba quem é sua persona, como ela se comporta e em qual rede está. Conseguindo identificar essas características é mais fácil decidir em que mídia social é melhor você fazer investimentos e criar seu conteúdo e sua audiência.

Aumentar as vendas

Boas fotos e vídeos

Como falamos, depende em que rede social seu cliente está, para você iniciar uma campanha, divulgar sua empresa e mostrar que você realmente entende do assunto.

Fotos bonitas e reais são ótimas para qualquer segmento. Por exemplo, se você tem uma loja de artigos femininos, você deve tirar várias fotos das suas peças, principalmente vestindo-as. Fazendo combinações, looks completos com as peças, com os acessórios.

Se você é prestador de serviço, de qualquer ramo, você também deve investir em fotos, pois geram bastante credibilidade. Fotos de antes e depois são muito boas. Centros de emagrecimento, estéticas, salão de beleza são ótimos negócios para fazer o antes e depois, para mostrar o real resultado do seu serviço.

Também é bem interessante fazer vídeos para mostrar seus produtos e serviços. Os vídeos podem ser mais curtos, ou serem longos, depende da plataforma que você usará.

Os vídeos longos você pode usar para postar no IGTV do Instagram e fazer algumas postagens com pedaços desse vídeo no Feed e até mesmo no Facebook.

Mas se você está iniciando, o ideal mesmo é fazer vídeos mais breves pelo Stories. É mais prático e você também alcançará bastante pessoas. Você pode mostrar sua loja, seu escritório, os bastidores, falar com sua audiência, contar da sua rotina e claro, mostrar seus produtos.

Uma dica legal, é sempre deixar Stories rodando, pois, mais pessoas conseguirão visualizar. E lembre-se, seu feed nas redes sociais deve estar sempre organizado e atualizado.

 

Bom conteúdo

As redes sociais não são feitas somente de fotos. Hoje, para muitas pessoas, as redes sociais são o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento. Isso significa que você deve pensar nesses objetivos na hora de produzir seu conteúdo.

Não se esqueça de que as redes sociais são um canal para se relacionar com clientes e fãs de formas muito próximas. Aproveite-se disso e produza conteúdo que estimule a interação com sua audiência.

Por isso invista em conteúdo. Sempre que postar uma foto, não poste somente por postar, escreva o porquê você postou ou o que significa para você.

Por exemplo, no caso de loja de roupas. Poste a foto e explique o que você está vestindo, qual é a combinação que está fazendo, mostre os acessórios e fale sobre eles. Também, você pode dar dicas de moda, das tendências, de cores, de imagem. Use sua criatividade.

Sempre pense no que você é bom, no que você sabe para gerar os conteúdos. Para um dentista, um fisioterapeuta, educador físico e outros prestadores de serviço, sempre produza conteúdo do seu nicho de atuação, ensinando algo às pessoas.

A criação de conteúdo deve ser realizada durante todo o ano, sempre levando informações e novidades para seus clientes. É uma forma de ser visto como autoridade do seu nicho e aumentar suas vendas.

 

Ofertas com escassez

Todas as ofertas devem ser vistas com escassez. Você não pode deixar ofertas o ano todo em sua loja. Devem ser lançadas campanhas em determinadas datas para que a venda aconteça. E o fim de ano é uma data ótima para isso.

Você já ouviu falar em gatilho mentais, correto? A escassez é um dos gatilhos mentais que mais favorecem as vendas. A proposta é despertar o senso de urgência, diante do medo de perder a oportunidade de compra.

Essa estratégia pode ser aplicada em todos os segmentos comerciais. A explicação por esse desejo do que é escasso está na natureza humana e tem viés psicológico.

O senso de exclusividade é mais um desses comportamentos que o marketing de escassez explora muito bem. A possibilidade de ter algo que poucas pessoas têm dá a sensação de pertencimento, e isso tem muito a ver com o consumo.

Quer ver alguns dos principais ganhos com essa estratégia?

– Aumento do volume de vendas: se tem menos oferta as pessoas procuram se antecipar à compra e garantir a sua unidade.

– Zerar estoque rápido: é uma ótima estratégia, pois muitas vezes o estoque termina sem precisar dar desconto no preço final do produto.

– Aumentar o valor agregado do produto: por ser exclusivo, mexe com o consumidor e desperta a urgência na compra do item. Existem casos que o produto se esgota antes mesmo do lançamento.

Claro, essa estratégia deve ser planejada com cautela. Você deve analisar todos os seus produtos e criar uma campanha para o marketing de escassez. Você pode pensar em um único produto ou em uma linha de produtos para iniciar essa estratégia.

Aqui o que vale é experimentar para descobrir se dará certo para o seu nicho e seu público. Mas de uma coisa sabemos: uma boa oferta sempre é muito tentadora, não é mesmo?

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Avaliação de clientes

A forma como sua empresa se relaciona com os clientes e o público em geral é um fator determinante na satisfação e na fidelização dessas pessoas. Isso quer dizer que, quanto melhor for o serviço, maiores serão as chances de conquistar essas pessoas e ainda garantir boas recomendações.

Acompanhar a avaliação do atendimento permite que se entenda o ponto de vista dos clientes o que gera diversos benefícios para o negócio.

Aprender com os clientes insatisfeitos é uma prática que vai ajudar sua empresa a descobrir as causas da insatisfação e tentar definir a melhor maneira de superar isso.

Você também pode incentivar seus clientes a deixarem depoimentos em suas redes sociais. Muitas pessoas se baseiam nesses depoimentos para realizarem compras em empresas desconhecidas.

 

Pós-venda

E claro, o que não podemos esquecer é o cuidado com o pós-venda. Como dizem, depois que você fechou a venda é que seu trabalho começa.

O pós-vendas é tão ou mais importante que os outros processos da venda. Já falamos em fidelizar cliente, e o pós-vendas é mais um caminho para essa fidelização acontecer.

Uma grande parte da retenção de clientes consiste em lembrar a seus antigos clientes que você existe, além dos produtos ou serviços que oferece. Marque presença na vida de seus clientes, e seja sempre lembrado.

A ideia é manter-se contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo em ordem, uma pesquisa de satisfação para colher sua opinião, e-mails e conteúdo com notícias relevantes e outras formas de contato para que você não seja esquecido.

 

Esperamos que você tenha gostado do material que preparamos para você e que você possa aumentar as vendas com nossa ajuda 😊

Se quiser saber mais sobre vendas, redes sociais, marketing de conteúdo e outros assuntos, estamos prontos para te ajudar.

 

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Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!