Rua Euclides da Cunha, 171 - Erechim
54 99972-7695

Identidade Visual

Identidade Visual

identidade visual

Por que a identidade visual é importante para o seu negócio?

Ter uma identidade visual bem definida é muito importante, não somente para os humanos, como também para as empresas e negócios. Com ela, o poder de lembrança, encantamento e conversão de uma marca são infinitamente maiores.

Enfim, todo mundo tem suas características, que é como somos lembrados e reconhecidos pelos outros, correto?

 

Mas afinal, o que é Identidade Visual?

Agora pense em você mesmo por alguns instantes. Você tem uma série de características que gosta, e que fazem os outros também lembrarem de você. Você tem um nome e uma imagem que é só sua.

Então, o mesmo deve acontecer com a sua marca. Ela deve transmitir o nicho de atuação da empresa, deve destacar as qualidades e tornar a marca interessante.

Vamos para a definição: Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

E esse conjunto tem como base o Logotipo, símbolo visual e as cores, que devem estar estabelecidos através do Manual de Identidade Visual.

 

Qual a importância da Identidade Visual para uma marca?

Existem muitas marcas famosas que são lembradas somente ao vermos a cor, ou um símbolo. Alguns exemplos são: McDonalds, Coca-Cola, MasterCard. Tenho certeza que você conseguiu visualizar as marcas somente lendo, não é mesmo?

E um dos principais motivos para trabalhar a identidade visual de uma marca é se tornar possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. Ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para as empresas.

Quando trabalhamos todo o conjunto de identidade visual, branding e marca de forma estratégica fica mais fácil a inserção no mercado, gerando consumidores fiéis a sua empresa.

 

Qual a diferença entre Identidade Visual, Marca e Branding?

Muitas pessoas se confundem para diferenciar esses três conceitos. Por mais que eles sejam dentro de uma mesma linha, seus conceitos são diferentes.

Marca – a marca de uma empresa é basicamente o logotipo. No mundo do Design chamamos de Logo.

Logomarca – é a representação visual de quem é a empresa e de como ela quer se posicionar no mercado. Existem logos mais modernas, ousadas, simples, tradicionais. Tudo vai depender do ramo do seu negócio e a sua intenção no mercado.

Branding – é a palavra que define toda a estratégia e gestão da marca. Vai além do logotipo. Sem um Branding bem definido não é possível criar uma identidade visual.

Ele é todo o processo de desenvolvimento da estratégia, planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, como ela se posiciona, como vê o mundo e como quer conversar com os clientes.

 

4 passos principais para você definir sua identidade corporativa

1. Tenha um nome e um slogan marcante.

Faça pesquisas, seja criativo. Você pode demorar tempo para encontrar um bom nome, mas depois você ficará mais tranquilo.

2. Crie um logotipo único

Nada de copiar logo na internet. Você deve escolher um Design ou uma empresa especializada para cuidar desse assunto para você.

3. Tenha um cartão de visita sempre junto

Aqui, o cartão de visita pode ser impresso ou em forma digital, como o cartão interativo digital.  Levar cartões de visitas na carteira é uma ótima opção para sempre estar pronto para fazer networking e se conectar com potenciais clientes.

4. Crie seu Website

Ter um Website não é mais diferencial no mercado, é quase uma obrigação tê-lo. É uma importante ferramenta para divulgar sua empresa, gerar leads e se conectar com potenciais clientes.

Então, crie um Site único da sua empresa, tenha um Blog, utilize as ferramentas de mídias sociais para captar clientes e para te auxiliar nas vendas. Seja realmente o diferencial que o seu cliente procura.

Curtiu nossas dicas? Se estiver precisando criar sua Identidade Visual e Papelaria para o seu negócio, pode contar com a Prime Impressos!

 

Leia também:

Importância dos materiais gráficos para a sua empresa

Marketing Conversacional: uma estratégia que vale a pena

WhatsApp como Ferramenta de Vendas

Siga-nos
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!