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Marketing Conversacional: uma estratégia que vale a pena

Marketing Conversacional: uma estratégia que vale a pena

Marketing Conversacional

O marketing conversacional é uma estratégia de vendas, de Marketing Digital e que foca principalmente na construção de relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

O objetivo principal dessa estratégia é encurtar a distância entre a empresa e o cliente, conseguindo o atender em tempo real satisfazendo as suas necessidades naquela mesma hora.

O Marketing Conversacional permite às empresas oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada ao mesmo tempo em que se encurtam os ciclos de vendas e informações valiosas sobre os compradores são adquiridas.

Essa estratégia busca recolocar a conversa como ponto principal entre o relacionamento da empresa com seu cliente. São várias as formas de Marketing Conversacional que podem ser utilizadas, como por exemplo Chatbots, as Redes Sociais, WhatsApp, Telegram, E-mail entre outras.

 

Sabe quais são os principais benefícios do Marketing Conversacional?

Tempo Real

Você consegue conversar, atender e solucionar um problema ou uma dúvida na hora. Seus clientes são atendidos instantaneamente não importando que hora seja.

Personalização

Com o uso da tecnologia e das ferramentas adequadas você consegue coletar uma grande quantidade de informações de cada cliente, conseguindo assim o atender da melhor forma, iniciar conversas já sabendo das suas necessidades.

Feedback

Entre as conversas com cada cliente, o mais interessante é que você já consegue sentir a satisfação do cliente ou contribuições para a melhoria do processo ou da empresa.

Além de tudo isso, é possível se adaptar e fazer conversas com grupos de clientes ao mesmo tempo, sem perder ou prejudicar a eficácia nas suas vendas.

 

Marketing Humanizado: com foco no cliente

Hoje o consumidor está mais exigente do que nunca. São muitas informações e muitos concorrentes para cada ramo de atividade.

E no meio de tanta concorrência por atenção, são os pequenos detalhes que muitas vezes chamam a atenção do consumidor.

É necessário um contato exclusivo, personalizado e interativo. Algo que atenda às necessidades individuais de cada pessoa e, para isso, a boa e velha relação entre o atendimento e o consumidor é essencial.

A tecnologia veio para nos ajuda na hora da venda, mas esse relacionamento próximo e humano faz toda a diferença na conversão. Não podemos o deixar esquecido.

 

Principais canais utilizados no marketing conversacional

O uso do marketing conversacional não se restrita apenas a ambiente online, pode ser utilizado em lojas físicas, com atendimento personalizados que segue uma linha de experiência do usuário.

Porém, essa estratégia se torna mais expressiva com o uso de ecommerce, websites, redes sociais, aplicativos e e-mail.

Redes Sociais

Essa plataforma pode ser usada para vendas e para relacionamento com seus clientes e leads. A principal vantagem dela é que as pessoas já estão familiarizadas com a ferramenta.

As redes sociais podem ser gerenciadas por Social Media ou por Chatbots, esse último de forma intermitente. Assim, independente do horário que seu cliente entrará em contato, ele sempre terá uma resposta para as suas dúvidas.

Ecommerce, Blogs e Websites

Esses canais são mais específicos que as redes sociais, porém as suas ferramentas de contato devem ser de fácil entendimento para os usuários.

É possível inserir muitas formas de conversação no site e como o cliente já estará em sua loja analisando seus produtos, essa conversa se torna mais eficaz e produtiva.

A lógica é simples. Se o cliente está utilizando o Chat do ecommerce, olhando seus produtos e esclarecendo suas dúvidas, é possível que ele esteja em um nível avançado no funil de vendas.

Aplicativos

O aplicativo mais utilizado hoje para o Marketing de Relacionamento é o WhatsApp (veja mais em nosso artigo “WhatsApp como Ferramenta de Vendas”)

Por ser um canal que praticamente todos tem acesso, esse caminho se torna mais fácil de se relacionar com seu cliente.

 

As pessoas gostam de conversar, falar sobre as suas necessidades e, principalmente, serem ouvidas.

O Marketing Conversacional aproveita essa demanda utilizando as inovações certas como redes sociais, aplicativos, os chatbots e a inteligência artificial para obter resultados de engajamento e conversão para o negócio.

 

Leia também:

WhatsApp como Ferramenta de Vendas

Maturidade do marketing e vendas no Brasil

Como um CHAT Online pode te auxiliar nas vendas

 

 

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1
Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!