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Maturidade do marketing e vendas no Brasil

Maturidade do marketing e vendas no Brasil

Primeira pesquisa realizada pelas Agências de Marketing Digital: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, em maio de 2019, onde 1386 participantes responderam a pesquisa.

A intenção da pesquisa foi saber como as empresas e os concorrentes estão tendo resultados com Marketing Digital e Vendas e quais ferramentas estão utilizando.

Venha conferir conosco essa pesquisa. Fiz um resumo dos principais tópicos para você ficar por dentro do que acontece nesse mercado e descobrir insights que podem ajudar muito seu negócio!

 

A pesquisa trata de 4 assuntos principais, são eles:

– Estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing

– Recursos de Marketing – equipe e uso de ferramentas

– Dados e mensuração de Marketing

– Estratégia, recursos e mensuração de Vendas

 

Marketing Digital: vamos iniciar falando sobre o primeiro assunto!

94% das empresas entrevistadas afirmam que estão utilizando estratégias de marketing digital para crescer. Porém ainda 40% delas não tem bem definido como gerar uma oportunidade através das demandas. Quase todas elas afirmam que a estratégia utilizada tem algo a melhorar.

Primeiramente, para entrar no mundo de Marketing Digital, as empresas iniciam com o site e as mídias sociais, somente depois partem para estratégias pagas, e-mail e blog.

Para vencer o maior desafio, que é converter contatos em clientes, as empresas estão apostando no marketing de conteúdo. E para provar o retorno desse investimento, estão evoluindo para um modelo baseado em conteúdo e funil de Vendas: o Inbound Marketing.

 

Recursos de Marketing

No dia a dia das empresas, a maioria tem ferramentas manuais para seus controles. Apenas 9,5% das empresas tem ferramentas integradas de marketing, vendas e pós-vendas. Essas empresas têm entre 11 e 50 funcionários.

O responsável pelas compras de sistemas para a empresa é o gerente de marketing. E as ferramentas que estão em alta entre essas compras são ferramentas de design e automação de marketing. Também, as empresas que mais as utilizam são agencias de marketing e publicidade.

Na maioria das empresas, do faturamento total, apenas de 1% a 2% são utilizados para o marketing digital.

 

Dados e mensuração

Nesse tópico, foram perguntadas como organizam, mensuram e acompanham suas principais métricas de negócio.

E praticamente todas elas disseram sentir muita dificuldade com a organização interna. Apenas 4% tem uma gestão interna estruturada.

Cerca de 40% das empresas gastam 4 horas semanais reunindo dados de desempenho, o que reforça o cenário de falta de controle em tempo real e dificuldade de levantamento de métricas.

 

Vendas

A maioria das empresas tem menos de 5 vendedores. 23% tem apenas 1 pessoa responsável pelas vendas.

Passar os Leads certos para o setor de vendas também é uma dificuldade clara em 42,8% das empresas que não possuem nenhum critério definido para essa passagem, diminuindo a eficiência das vendas.

A maioria das empresas entrevistadas utilizam, no seu processo de prospecção, o Inside Sales (abordagem remota, por telefone ou e-mail). Após os métodos mais utilizado são indicações e vendas consultivas.

 

 

Espero que tenha gostado dessa pesquisa! Tem muitas informações interessantes e insights para pensar e verificar se nossa empresa está fazendo ou pode vir a fazer, não é mesmo?

Se quiser ler a pesquisa completa, clique aqui!

Abraços

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Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!