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Redes Sociais: um guia definitivo para você

Redes Sociais: um guia definitivo para você

Rede Social

Não existe mais sociedade sem internet. Você provavelmente não consegue mais se imaginar sem redes sociais, sem pesquisar nada no Google, ou ficar sem conectar-se com pessoas e amigos ao longo do dia, correto? Eu não consigo!

A influência da internet em nossas vidas é enorme. O marketing digital e a transformação digital vieram para ficar e mudar muita coisa. Atualmente mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao mundo virtual.

 

Mas afinal, o que são de fato as Redes sociais?

Redes sociais são plataformas facilitadoras das conexões sociais. Por meio delas é possível se relacionar com outros indivíduos baseado em nossos interesses, visões de mundo, localização e outras variáveis.

Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter as já existentes.

Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites e aplicativos como Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat, WhatsApp e Instagram, típicos da atualidade.

Porém as Redes Sociais surgiram já há um tempo. Em 1997 foi criado o site SixDegrees.com que é creditado por muitos como a primeira rede social moderna, pois já permitia que usuários tivessem um perfil e adicionassem outros participantes, em um formato parecido com o que conhecemos hoje.

 

Redes Sociais x Mídias Sociais

Você provavelmente já se confundiu com essas duas expressões, certo? Muitas pessoas as usam como sinônimos, porém elas não são a mesma coisa.

Mídia social é o uso de tecnologias para tornar interativo o diálogo entre pessoas, ou seja, as plataformas utilizadas. Já rede social é uma estrutura social formada por pessoas que compartilham interesses similares, ou seja, grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas.

 

Agora que você já sabe o que é e como surgiu, pergunte-se: qual a sua maior razão para estar online?

Aqui, cada pessoa terá um responda diferente. Mas acredito que para um empreendedor a principal razão para estar online é a conexão com outras pessoas e com potenciais clientes. Difundir a sua marca no mercado, através de interações com as pessoas e com conteúdos de qualidade.

Porém, primeiro é essencial identificar onde sua audiência ideal está e como sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante para essa audiência, de acordo com a plataforma escolhida.

Por exemplo, o Facebook por ter um público bem abrangente, exige que boa parte das empresas estejam presentes, independente do seu nicho.

Já o Instagram, por ser mais visual, é ideal para uma loja de roupas, mas nem tanto para uma empresa de materiais corporativos, por exemplo.

Por isso é ideal que você saiba quem é sua persona, como ela se comporta e em qual rede está. Conseguindo identificar essas características é mais fácil decidir em que mídia social é melhor você fazer investimentos e criar seu conteúdo e sua audiência.

 

Estratégia e planejamento nas mídias sociais

Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:

  • divulgação da marca;
  • ser um canal de comunicação com os clientes;
  • criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • educação através da divulgação de conteúdo;
  • venda.

O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

Por exemplo, no início é importante que você trabalhe na divulgação da sua marca, no reconhecimento. Porém essa estratégia deve mudar com o tempo, passando num segundo momento para o conteúdo ou vendas.

 

Produção de conteúdo

Para muitas pessoas, as redes sociais são o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento. Isso significa que você deve pensar nesses objetivos na hora de produzir seu conteúdo.

Se você tem um Blog ou Site e produz conteúdo, você pode divulgar esse conteúdo nas redes sociais também. Mas cuidado! Não é só promover o mesmo conteúdo, você deve adaptá-lo em outros formatos, para a plataforma ideal.

Não se esqueça de que as redes sociais são um canal para se relacionar com clientes e fãs de formas muito próximas. Aproveite-se disso e produza conteúdo que estimule a interação com sua audiência.

 

Monitoramento e métricas

Além de você criar conteúdo e interagir com o seu público, você deve monitorar a sua rede, cuidando para responder a todos os comentários, avaliações de clientes, menções da sua empresa por outros perfis.

Enfim, quando você publica conteúdo esse é só o primeiro passo. Após isso, você deve ficar de olho na plataforma para esse segundo momento.

Também existem as métricas que devem ser analisadas com cuidado, para que a sua estratégia online seja realmente efetiva.

Há como você analisar o engajamento do seu público, o tráfego que você teve tanto na rede social quanto em seu site ou blog, o alcance que as suas publicações tiveram.

Tudo isso é importante para você, cada vez mais, criar conteúdos relevante que o seu público goste. Ir adaptando todos os conteúdos à realidade da sua empresa e dos seus clientes.

 

E você sabe quem pode te ajudar com todas essas atividades nas mídias sociais?

O Social Media!

Como são muitas as mudanças que acontecem nesse mundo online, você precisa estar sempre em movimento. Essa adaptação rápida requer ajuda, pois nem sempre o empresário dará conta de tudo sozinho.

O Social Media é o profissional qualificado para te ajudar a cumprir todas essas tarefas que a rede social trás. Ele é o responsável pelo desenvolvimento das estratégias de redes sociais, criação de conteúdo, interação com o público e acompanhamento de métricas.

Principais tarefas

  1. Elaboração de estratégias para as diferentes personas do negócio.
  2. Criação de conteúdos para os seguidores.
  3. Monitoramento às menções da empresa e cuidado com a marca.
  4. Interação com o público.
  5. Definição e acompanhamento de métricas.
  6. Gestão de anúncios e posts patrocinados para atrair mais tráfego.

 Principais Objetivos

Existem vários objetivos com a gestão das Redes Sociais:

  1. aumento do tráfego (pago e orgânico)
  2. interação e engajamento do público
  3. aumento da audiência da página
  4. aumento das vendas da empresa
  5. geração de conteúdo para gerar autoridade no seu nicho
  6. reconhecimento da marca

 

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Esperamos que tenha gostado desse assunto e aprendido um pouco mais sobre as Redes Sociais.

A Prime Impressos tem os profissionais qualificados para te ajudar a gerenciar as suas Redes Sociais. Quer mais informações? Clica aqui!

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Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!