Redes Sociais: um guia definitivo para você
Não existe mais sociedade sem internet. Você provavelmente não consegue mais se imaginar sem redes sociais, sem pesquisar nada no Google, ou ficar sem conectar-se com pessoas e amigos ao longo do dia, correto? Eu não consigo!
A influência da internet em nossas vidas é enorme. O marketing digital e a transformação digital vieram para ficar e mudar muita coisa. Atualmente mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao mundo virtual.
Mas afinal, o que são de fato as Redes sociais?
Redes sociais são plataformas facilitadoras das conexões sociais. Por meio delas é possível se relacionar com outros indivíduos baseado em nossos interesses, visões de mundo, localização e outras variáveis.
Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter as já existentes.
Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites e aplicativos como Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat, WhatsApp e Instagram, típicos da atualidade.
Porém as Redes Sociais surgiram já há um tempo. Em 1997 foi criado o site SixDegrees.com que é creditado por muitos como a primeira rede social moderna, pois já permitia que usuários tivessem um perfil e adicionassem outros participantes, em um formato parecido com o que conhecemos hoje.
Redes Sociais x Mídias Sociais
Você provavelmente já se confundiu com essas duas expressões, certo? Muitas pessoas as usam como sinônimos, porém elas não são a mesma coisa.
Mídia social é o uso de tecnologias para tornar interativo o diálogo entre pessoas, ou seja, as plataformas utilizadas. Já rede social é uma estrutura social formada por pessoas que compartilham interesses similares, ou seja, grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas.
Agora que você já sabe o que é e como surgiu, pergunte-se: qual a sua maior razão para estar online?
Aqui, cada pessoa terá um responda diferente. Mas acredito que para um empreendedor a principal razão para estar online é a conexão com outras pessoas e com potenciais clientes. Difundir a sua marca no mercado, através de interações com as pessoas e com conteúdos de qualidade.
Porém, primeiro é essencial identificar onde sua audiência ideal está e como sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante para essa audiência, de acordo com a plataforma escolhida.
Por exemplo, o Facebook por ter um público bem abrangente, exige que boa parte das empresas estejam presentes, independente do seu nicho.
Já o Instagram, por ser mais visual, é ideal para uma loja de roupas, mas nem tanto para uma empresa de materiais corporativos, por exemplo.
Por isso é ideal que você saiba quem é sua persona, como ela se comporta e em qual rede está. Conseguindo identificar essas características é mais fácil decidir em que mídia social é melhor você fazer investimentos e criar seu conteúdo e sua audiência.
Estratégia e planejamento nas mídias sociais
Sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.
É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:
- divulgação da marca;
- ser um canal de comunicação com os clientes;
- criar uma comunidade fã da sua empresa;
- educação através da divulgação de conteúdo;
- venda.
O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.
Por exemplo, no início é importante que você trabalhe na divulgação da sua marca, no reconhecimento. Porém essa estratégia deve mudar com o tempo, passando num segundo momento para o conteúdo ou vendas.
Produção de conteúdo
Para muitas pessoas, as redes sociais são o principal canal usado para consumir conteúdo, informação e entretenimento. Isso significa que você deve pensar nesses objetivos na hora de produzir seu conteúdo.
Se você tem um Blog ou Site e produz conteúdo, você pode divulgar esse conteúdo nas redes sociais também. Mas cuidado! Não é só promover o mesmo conteúdo, você deve adaptá-lo em outros formatos, para a plataforma ideal.
Não se esqueça de que as redes sociais são um canal para se relacionar com clientes e fãs de formas muito próximas. Aproveite-se disso e produza conteúdo que estimule a interação com sua audiência.
Monitoramento e métricas
Além de você criar conteúdo e interagir com o seu público, você deve monitorar a sua rede, cuidando para responder a todos os comentários, avaliações de clientes, menções da sua empresa por outros perfis.
Enfim, quando você publica conteúdo esse é só o primeiro passo. Após isso, você deve ficar de olho na plataforma para esse segundo momento.
Também existem as métricas que devem ser analisadas com cuidado, para que a sua estratégia online seja realmente efetiva.
Há como você analisar o engajamento do seu público, o tráfego que você teve tanto na rede social quanto em seu site ou blog, o alcance que as suas publicações tiveram.
Tudo isso é importante para você, cada vez mais, criar conteúdos relevante que o seu público goste. Ir adaptando todos os conteúdos à realidade da sua empresa e dos seus clientes.
E você sabe quem pode te ajudar com todas essas atividades nas mídias sociais?
O Social Media!
Como são muitas as mudanças que acontecem nesse mundo online, você precisa estar sempre em movimento. Essa adaptação rápida requer ajuda, pois nem sempre o empresário dará conta de tudo sozinho.
O Social Media é o profissional qualificado para te ajudar a cumprir todas essas tarefas que a rede social trás. Ele é o responsável pelo desenvolvimento das estratégias de redes sociais, criação de conteúdo, interação com o público e acompanhamento de métricas.
Principais tarefas
- Elaboração de estratégias para as diferentes personas do negócio.
- Criação de conteúdos para os seguidores.
- Monitoramento às menções da empresa e cuidado com a marca.
- Interação com o público.
- Definição e acompanhamento de métricas.
- Gestão de anúncios e posts patrocinados para atrair mais tráfego.
Principais Objetivos
Existem vários objetivos com a gestão das Redes Sociais:
- aumento do tráfego (pago e orgânico)
- interação e engajamento do público
- aumento da audiência da página
- aumento das vendas da empresa
- geração de conteúdo para gerar autoridade no seu nicho
- reconhecimento da marca
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Esperamos que tenha gostado desse assunto e aprendido um pouco mais sobre as Redes Sociais.
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