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Social Media: como esse profissional ajudará sua empresa

Social Media: como esse profissional ajudará sua empresa

social media

Antes de falar do social media, vamos refletir um pouco sobre o impacto das redes sociais no dia a dia das empresas.

Atualmente, é quase impossível pensar em uma empresa que não tenha presença nas redes sociais. Seja Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros.

Elas estão presentes nesses ambientes principalmente para acompanhar as tendências, verificar novidades do setor e se comunicar com seus clientes.

Recebemos uma avalanche de informações todos os dias. E claro, precisamos aproveitar todas essas informações e investir em estratégias para se tornar cada vez mais relevante e influente nas redes sociais.

E para tornar eficaz essas estratégias, que surge a profissão do Social Media.

Preparamos um material bem legal com várias informações sobre essa importante profissão, que ainda é pouco conhecida e explorada no Brasil.

 

O que é um social media

Social Media quer dizer mídia social, ou seja, os canais de comunicação digital. Porém, com o avanço da era digital, o significado de social media ganhou uma nova possibilidade: se tornou uma profissão.

Algumas pessoas brincam que se um negócio não está na internet, nas redes sociais, ele não existe. Isso tem um fundo de verdade, não é mesmo?

Esse pensamento segue a lógica do crescimento de usuários nessas plataformas nos últimos anos.

O profissional social media entra em cena justamente nessa expansão. Ele é responsável por ativar esses canais para pessoas públicas, empresas ou até mesmo projetos pessoais.

É ele o responsável pelo desenvolvimento das estratégias de redes sociais, criação de conteúdo, interação com o público e acompanhamento de métricas.

 

O que faz um social media

As principais tarefas desse profissional podem ser resumidas em alguns tópicos:

  1. Elaboração de estratégias para as diferentes personas do negócio.
  2. Criação de conteúdos para os seguidores.
  3. Monitoramento às menções da empresa e cuidado com a marca.
  4. Interação com o público.
  5. Definição e acompanhamento de métricas.
  6. Gestão de anúncios e posts patrocinados para atrair mais tráfego.

Para entendermos de fato a real necessidade desse profissional e o porquê dele estar cada vez ganhando mais espaço entre as empresas, vamos nos aprofundar um pouco sobre essas tarefas.

Além de produzir conteúdo (que é apenas umas das funções), ele deve produzir conteúdo para a persona certa. Ou seja, cada empresa tem a sua persona própria, que é a “figura” que representa seu público-alvo. Além de conhecer essa persona, o social media deve produzir conteúdo com a linguagem dela.

A abordagem em seus conteúdos precisa ser personalizada e próxima, a fim de gerar empatia com o cliente da marca, da empresa.

E com um plano estratégico bem elaborado, o social media é capaz de impactar positivamente a vida dos clientes, fazendo com que sejam promotores da marca, atraindo mais clientes através de indicações.

 

Qual a importância do social media para o seu negócio?

Existem vários objetivos com a gestão das Redes Sociais:

  1. aumento do tráfego (pago e orgânico)
  2. interação e engajamento do público
  3. aumento da audiência da página
  4. aumento das vendas da empresa
  5. geração de conteúdo para gerar autoridade no seu nicho
  6. reconhecimento da marca

O trabalho do social media pode ser refletido em toda a empresa, nos diferentes setores, pois é possível estabelecer uma linguagem com o seu público, mostrando como gostaria de estabelecer uma conversa com seu potencial cliente.

Tudo isso contribui para a construção da marca, do Branding da empresa, que é seu capital de maior valor. Uma marca bem estruturada gera confiança para seus potenciais clientes e para a sociedade num todo.

 

Social media na prática

Vamos separar os principais trabalhos do social media para você entender como é realizado na prática.

Planejamento de postagens

É necessário criar um planejamento para as postagens e um calendário de eventos ou de datas comemorativas.

Assim, é possível planejar os conteúdos a serem compartilhados e ainda antecipar determinadas ações.

Conteúdo

O conteúdo é a maneira como o social media apresentará o negócio nas redes sociais.

Lembra que falamos antes da persona de cada empresa?

O conteúdo produzido deve conversar com a persona da sua empresa. Esse é um trabalho que requer criatividade e conhecimento técnico sobre design e formatos disponíveis para que engaje os usuários.

Os canais de mídias sociais podem ajudar a disseminar, inclusive, os textos produzidos para o blog da organização.

O importante é conseguir fazer um material que atraia a atenção dos clientes em meio a uma série de conteúdos que são publicados nas redes sociais diariamente.

A estratégia também é conhecer os melhores horários para postar e publicar um conteúdo em oportunidades diferentes ao longo da semana.

Fazer conteúdos de impacto das redes sociais

Os conteúdos não podem ser iguais em todas as redes sociais da empresa. O conteúdo pode até ser o mesmo, mas não pode ser distribuído e postado de uma forma igual.

Por exemplo, o Twitter aceita uma quantidade determinada de caracteres nos textos. Já o Instagram é mais visual, é necessário criar imagens ou infográficos para essa rede. Por sua vez, o Facebook tem o algoritmo que não entrega as postagens para um número grande de seguidores.

Todas as diferentes redes sociais têm as suas particularidades. Por isso o social media deve estar sempre de olho nisso.

Monitoramento diário

O trabalho de monitoramento ajuda o profissional de social media a mensurar, analisar e compilar informações para identificar oportunidades e fraquezas.

Isso ajuda a corrigir possíveis erros de postagens, personas e conteúdos e usar ações corretivas.

Vale lembrar que existem vários indicadores para serem analisados, portanto, uma orientação é definir quais são os dados que fazem mais sentido para o negócio naquele momento.

 

Mesmo sendo uma área relativamente recente do marketing, hoje, toda empresa tem interesse em divulgar produtos e serviços nas redes sociais.

E o profissional de social media tende a ser cada vez mais valorizado para atender às necessidades de negócio com a expertise que só ele tem.

 

Agora me conte se você conseguiu ver o valor que esse profissional tem para o mercado?

Tem interesse em contratar um profissional social media para a sua empresa?

 

Entre em contato agora mesmo conosco, e verifique como podemos te ajudar!

 

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Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!