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WhatsApp como Ferramenta de Vendas

WhatsApp como Ferramenta de Vendas

Whatsapp business

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para quem deseja colocar em prática uma estratégia de Marketing Conversacional.

O aplicativo é usado em 128 países e através dele, mais de 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos são enviadas todos os dias, segundo a própria plataforma.

Com uma taxa de 70% de abertura, o WhatsApp Business hoje se posiciona como a melhor ferramenta de conversão do mercado. É um meio de você ficar próximo ao seu cliente, com uma relação mais pessoal e humana, com mais interação.

WhatsApp no mundo

Mas porque usar o WhatsApp?

O WhatsApp é uma das ferramentas de marketing conversacional com mais popularidade entre as pessoas. Como vimos anteriormente, seus números são gigantes. Tem um posicionamento geográfico bem consolidado e forte.

Além disso, o WhatsApp oferece uma série de vantagens e benefícios para os pequenos negócios:

– é uma maneira fácil de conversar com o seu cliente, conseguindo ter uma conversa clara, personalizada e próxima.

– o usuário está mais atento ao WhatsApp do que em qualquer outra plataforma, como e-mail, SMS ou até mesmo uma ligação.

– e o aplicativo ainda permite enviar fotos, áudios e vídeos, facilitando a demonstração de um produto ou serviço.

 

Você quer um exemplo de sucesso com o uso do WhatsApp?

Em 2017 o Banco Santander lançou o Open Bank que fornece um atendimento via WhatsApp, sendo possíveis resoluções bancárias rápidas e ágeis.

O teste piloto do Open Bank incluiu 17.000 clientes, dos quais 99% indicaram que o serviço era muito útil e 98% disseram que continuariam a usá-lo.

WhatsApp x WhatsApp Business: você sabe a diferença?

Para colocar as estratégias de marketing conversacional (leia nosso artigo “Marketing Conversacional”) em prática, as empresas utilizam como principal ferramenta o WhatsApp. Mas você deve ter alguns cuidados para uso correto da ferramenta.

O principal problema que surge é a utilização do WhatsApp pessoal no lugar do WhatsApp Business. Muitas vezes os vendedores, principalmente, utilização a ferramenta pessoal para entrar em contato com os clientes, em vez de uma conta profissional.

Essa atitude pode se tornar um perigo, pois pode prejudicar a imagem da empresa, até mesmo perder clientes, pois a empresa pode não ter acesso a todos os clientes daquele vendedor.

Outro ponto que pode ser prejudicado é por não poder usufruir de todos os benefícios que o aplicativo comercial possui, que são diversos.

Um exemplo simples e profissional é ter o logotipo da empresa como foto e uma mensagem de boas vindas ao cliente que entrou em contato com a empresa. Se torna mais profissional. Ao contrário de uma conta pessoal.

Mas qual é a vantagem de utilizar o WhatsApp Business?

Além de algumas vantagens que já citamos, existem algumas outras, como:

Conta comercial

Criar um perfil empresarial, com todas as informações da empresa. Aqui você pode incluir o seu logo, a descrição da empresa, seu endereço físico e horário de funcionamento.

Também, oferece a possibilidade de criar uma conta usando um número de telefone fixo, não sendo necessário ter outro telefone celular. Além disso, é possível ter os dois aplicativos no mesmo aparelho.

Ferramentas que vão te ajudar

O WhatsApp Business permite que você crie mensagens de boas vindas e de ausência, que serão enviadas automaticamente sempre que um cliente te contatar.

Também tem o recurso de “mensagens rápidas” onde é possível configurar respostas para as perguntas mais frequentes de seus clientes.

Com isso você não deixará seus clientes sem resposta.

Com o aplicativo comercial também é possível criar etiquetas para seus contatos, organizando e separando seus clientes para um funil de vendas mais eficaz. Eles podem ser separados em potencial, oportunidade, cotação, fechamento, por exemplo.

Relacionamento

O WhatsApp Business é um ótimo canal para oferecer aos seus clientes um atendimento diferenciado e personalizado, com agilidade. É ideal para estreitar laços de confiança.

Pequenos detalhes como um vídeo enviado, uma imagem ou até mesmo a resolução de um problema de forma rápida podem ser muito valorizados pelo cliente.

 

Políticas de uso do WhatsApp Business

Deve-se tomar alguns cuidados na hora de utilizar a ferramenta para não ser invasivo e não enviar spam. O WhatsApp está bloqueando contas que enviam publicidade indesejada e mensagens em massa e invasivas.

Conforme relatado pela própria plataforma, mensalmente, mais de 2 milhões de contas são bloqueadas devido a este tipo de infração. E 75% dessas contas são excluídas como resultado do aprendizado automático do algoritmo do aplicativo.

Se uma conta começar a enviar mensagens maliciosas, o WhatsApp poderá marcá-la como suspeita. E quando uma conta for identificada como fonte de spam, a plataforma a removerá automaticamente.

Mas como me precaver?

Existem mensagens que são pré-aprovadas pela ferramenta. Listamos alguns exemplos abaixo:

Saudação inicial da web (Exemplo: Olá, tudo bem? Meu nome é Miguel e trabalho no Sirena. Recebi seu contato on-line há alguns minutos.)

Lembrete (Exemplo: Olá, tudo bem? Estou escrevendo para lembrá-lo sobre a visita que agendamos. Você precisa de alguma instrução sobre como chegar lá?)

Convite (Exemplo: Gostaria de convidá-lo para experimentar o produto no qual você estava interessado. Você teria disponibilidade para amanhã? À tarde, a que horas?)

Atenção personalizada (Exemplo: Olá, meu nome é Miguel, como posso ajudá-lo?)

Chamada perdida (Exemplo: Te liguei neste número há alguns minutos. A que horas prefere que eu ligue para você?)

Gancho (Exemplo: O produto que você estava procurando agora está em promoção, gostaria de falar sobre isso?).

Mas lembre-se, todas as mensagens enviadas aos seus clientes devem manter um tom humano, e não automatizado.  É muito importante que você escreva de maneira amigável e tente ser breve.

E uma maneira simples e eficaz de humanizar a conversa é usar Emojis. Eles podem demonstrar seu sentimento naquela hora. A conversa se torna mais pessoal.

Emojis utilizados no WhatsApp

 

Dicas para vender mais pelo WhatsApp Business

Enviar conteúdo multimídia: áudios, vídeos, fotos de novas instalações, produtos, casos de sucesso de outros clientes.

Classifique seus clientes através da função de rótulos para conhecê-los melhor e realizar uma comunicação mais eficaz e menos invasiva

Respeite o horário de funcionamento.

Use mensagens curtas e diretas. Lembre-se que, acima de tudo, seu objetivo como vendedor é seduzir, intrigar e agregar valor aos seus clientes.

Use frases persuasivas: “por tempo limitado” ou “últimos lugares disponíveis”.

Mande notícias da sua empresa, em forma de Newsletter.

Envie mensagens de voz ao cliente para conseguir explicar melhor sobre um produto. Mas seja breve!

 

 

Lembre-se, o WhatsApp é um aplicativo. É sua responsabilidade usá-lo corretamente. Se você fizer tudo certo, em pouco tempo conseguirá gerar grandes benefícios para seu negócio.

 

Espero ter ajudado você 😊

 

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Olá,
Meu nome é Tamires :)

Ótimas leituras.
Se precisar de algo é só me chamar!